Financiamento

EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM FOCO

Aprenda a gerir suas finanças com nosso portal de notícias especializado em educação financeira. Alcance seus objetivos com dicas valiosas e informações essenciais para uma vida financeira equilibrada.

Financiamento

Exige a compra de um bem específico 

As pessoas que desejam comprar um carro, imóvel ou fazer uma faculdade, mas não têm dinheiro suficiente para um pagamento à vista e limite no cartão de crédito, podem recorrer ao chamado financiamento. Esta modalidade funciona como se fosse uma compra a longo prazo, ou seja, o parcelamento de um bem ou serviço que não poderia ser quitado de forma imediata. Diversas instituições financeiras oferecem este tipo de operação.

Por isso, para os interessados, é importante uma avaliação minuciosa do próprio orçamento e das condições estabelecidas pelo financiador, como as taxas de juros cobradas, formas de pagamento, tempo de contrato e limite do valor liberado. Mesmo sendo uma das opções de crédito mais vantajosas, os consumidores precisam ficar muito atentos aos riscos.

Quando uma pessoa deixa de pagar as mensalidades de um imóvel ou carro, por exemplo, o banco pode entrar com uma ação judicial para leiloá-lo e receber de volta a quantia cedida. Além disso, o inadimplente fica com o “nome sujo na praça”. 

Quais são os tipos de financiamento?

A depender do que você queira comprar, existem maneiras diferentes de conseguir um financiamento. Cada instituição financeira tem seus trâmites, porém exige que o consumidor não tenha restrições no SPC e Serasa. Os tipos mais oferecidos são:

Financiamento imobiliário 

Para quem sonha em sair do aluguel com a compra de imóvel novo ou usado, há as seguintes formas de financiamento

:Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – modalidade que permite o uso do dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas serve somente para a aquisição do primeiro imóvel – que deve ser residencial. O seu prazo de pagamento é de até 35 anos e as taxas de juros seguem um limite de até 12% ao ano. 

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) – serve para aquisição tanto de imóveis residenciais quanto comerciais. No primeiro caso, o financiamento pode ser quitado em até 35 anos. Já no segundo, em até 10 anos. Os juros cobrados ficam na média de 8% ao ano. Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) – também possibilita a compra com até  35 anos para pagar e o consumidor pode ter outros imóveis (comerciais e residenciais) em seu nome. A taxa de juros varia de acordo com a instituição financeira, mas geralmente é a partir dos 8,5% ao ano. 

Está gostando? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Vamos conversar?
Olá, seja bem vindo a Delta Money. Clique no botão e vamos conversar!